sábado, 30 de janeiro de 2010

Que orelha charmosa



Essa é a minha Cocker a Briza


Seus olhos são redondos e cheios, suas orelhas lobulares, tem inserção baixa, coberta com pêlos longos e sedosos, lisos ou ondulados. A altura do Cocker Spaniel inglês é, em média, de 40 centímetros para os machos, e de 38 para as fêmeas. A pelagem na cabeça é curta e no corpo aderente e levemente ondulado, de textura sedosa e comprimento médio, formando franjas nas orelhas, peito, barriga, pernas posteriores e parte de trás das anteriores.


Cocker tricolor idoso.
Cocker Azul Ruão de pé sobre a grama.A coloração admitida para a raça é extensa, mas os dois principais tipos de cores são: sólida (uma só cor) e malhada (duas ou três cores, também chamada de particolor). Não é recomendado cruzar um Cocker de cor sólida, com um de cor malhada, pois resulta em cores sólidas com "manchas", o que não qualifica o animal em exposições, por exemplo. A única mancha admitida em cores sólidas é uma branca pequena no peito.

As cores sólidas podem ser: dourado (caramelo), preto, fígado (um marrom avermelhado, também chamado de chocolate), e as variações das mesmas com marcação canela (tan), a saber, preto e canela, fígado e canela, além da mais rara "sable", em que as marcações canela abrangem uma área maior da pelagem.

As cores malhadas (particolor) são: branco e preto, branco e dourado, branco e fígado; tricolor (branco, preto e canela; branco, fígado e canela, podendo ser ruão); azul ruão, laranja ruão e fígado ruão.

Os olhos do Cocker são castanhos, quanto mais escuro melhor. O máximo que admite o padrão FCI, nos cães de cor fígado e suas variações, é que sejam cor de avelã, em harmonia com a cor da pelagem.

O focinho pode ser preto ou marrom escuro, dependendo da cor do Cocker. Os Cockers dourados geralmente possuem um focinho marrom escuro, mas também pode variar para preto. Os Cockers de cor preta possuem geralmente um focinho preto.

Temperamento
Animado, extrovertido, ágil, brincalhão e muito atencioso. É um animal dócil e carinhoso, mas ao mesmo tempo carente. Por isso, necessita sempre atenção e dedicação. É muito fiel ao dono e muito inteligente. Desde sua origem, na Inglaterra, era um caçador de aves - o que se explica a especial antipatia do Cocker em relação a esses animais. Os filhotes de Cocker às vezes possuem um temperamento diferente do que o dos adultos, sendo geralmente bem mais brincalhões do que eles.

Algumas pessoas afirmam que é um cão bravo, mas o temperamento desta raça deve ser alegre e gentil. Essa fama foi gerada pelo excesso de acasalamentos indiscriminados, que são comuns nas raças muito populares, que geram problemas de caráter, estrutura e até mesmo de saúde.

Alguns tem mania de morder, mas é só um jeito de brincar com o dono.

Cuidados

Cocker laranja e branco trimado em exposição de beleza.Alguns donos e veterinários afirmam que o Cocker deve comer uma ração especial. Para saber que tipo de ração dar, basta consultar um especialista. É recomendado que não se troque a ração a todo momento, porque além de deixar as fezes mais pastosas e fedidas, não vão garantir um bom desenvolvimento, mesmo sendo boas rações, porque você está sempre trocando as fontes de proteínas contidas em cada ração.

O Cocker tem um pêlo comprido e, por esta mesma razão pode ser cortado, assim que o dono desejar e, achar conveniente. Há várias maneiras do pêlo ser cortado, e variam de acordo com o gosto do dono. O pêlo deve ser escovado diariamente, por questões de higiene, embora isso não seja necessário para que o mesmo mantenha-se belo. A tosa padrão preserva as franjas, deixando curto o pelo da cabeça e dorso. Para cães que participam de exposição de estrutura e beleza não é utilizada a tosa à máquina, sendo feita uma preparação especial do pêlo chamada de trimming, em que o mesmo é tratado de forma que pareça natural, como o cão laranja e branco da foto ao lado.

Outro assunto importante é não deixar que entre água no ouvido do seu cão quando for dar banho. Alguns cães, principalmente desta raça, são propensos à fortes dores de ouvido caso lhes entre água através das orelhas, pois isso pode causar infecções (otite)[1]. Caso isto aconteça, recomenda-se levá-lo ao veterinário para fazer um tratamento, que consiste em limpeza diária das orelhas e aplicação de medicação indicada por ele.
Acessórios especiais

Comedouros adequados
O Cocker tem as orelhas muito compridas e, ao utilizar um comedouro ou bebedouro normal, suja-as e molha-as. Estes recipientes devem ser um pouco mais altos e estreitos do que os normais, visto que o focinho do animal é comprido o suficiente para chegar ao fundo do comedouro. Isso evita que as pontas das orelhas fiquem molhadas, o que pode gerar a proliferação de fungos nas mesmas.
Embora não seja um cão muito grande, o Cocker necessita do seu espaço e de se sentir confortável no seu ninho, caso contrário, o animal deita-se onde se sentir melhor, como nas camas da casa.
História

São usados desde a Idade Média na arte da falcoaria, levantando a caça para que o falcão a abatesse no ar. A caça com falcões deixou de ser praticada há muito tempo, porem o cão não perdeu seu espaço.

O Cocker Spaniel Inglês é um cão pertencente ao grupo dos spaniels. A palavra "cocker" é derivada do nome de uma galinha selvagem (woodcock) muito apreciada no Reino Unido, e que costumava ser o alvo de suas caçadas. O Cocker era ideal para a caça dessas galinhas selvagens: pequeno, entrava em lugares que outros spaniels maiores não conseguiriam, não se enroscava tão facilmente nos arbustos baixos e cheios de espinhos que era a habitação das galinholas, além de muito corajoso e disposto para o trabalho. Da época de caçadas também nasceu o costume de se retirar parte de sua cauda: dizia-se que o Cocker ao caçar, balançava sua cauda de um lado ao outro com tanto entusiasmo que sacudia os arbustos a sua volta e acabava espantando a caça. Hoje, com a proibição da caça e das cirurgias estéticas em animais, esse costume deixa de fazer sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário